terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dicas de Viagem: Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado cheio de belezas naturais, o destino perfeito para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. Situado na região Centro Oeste, pode ser facilmente acessado por todos os lados. A capital, Campo Grande, está a menos de duas horas de avião dos grandes centros urbanos do país - Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

bonito mato grossoO estado dispõe ainda da maior área com reserva subterrânea de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani, com 25% da reserva do país em seu território, num total de 210 mil quilômetros quadrados.

campo grandeO pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta, sua fauna foi reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. Com 65% da sua área em Mato Grosso do Sul é uma das maiores planícies alagáveis do mundo.

cidades mato grossoConsiderado polo do ecoturismo, a cidade de Bonito surpreende pelas belíssimas paisagens naturais de rios transparentes, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas e dolinas. O município foi eleito pelo 8º ano consecutivo como melhor destino de ecoturismo do Brasil tendo o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade local e a conservação da natureza.

bonito mato grossoCampo Grande, capital do Estado, destaca-se pelo seu desenvolvimento e crescimento econômico, com investimentos dos poderes públicos e do setor privado. A economia em plena expansão proporciona mais oportunidades de empregos, gerando renda e influenciando o consumo. Com imensa área verde, avenidas largas, rede hoteleira variada e boa infraestrutura de comércio e serviços é uma das capitais com melhor qualidade de vida. Uma cidade com cultura diversificada, cosmopolita e que contém grandes atrativos de lazer e entretenimento.

campo grande msDe origem e tradição agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: o churrasco com mandioca é muito apreciado, a variedade de peixes se reflete numa culinária rica e exótica para o turista, assim como o tereré (espécie de mate gelado), os doces caseiros feitos de frutas típicas da região, da influência fronteiriça, a chipa e a sopa paraguaia do Paraguai e a saltenha da Bolívia. Dentre as manifestações culturais, no artesanato, a expressão indígena é predominante com belíssimas peças rústicas e originais.

cidades mato grossoTodo esse mosaico natural e cultural que o Estado de Mato Grosso do Sul abriga nos setenta e oito Municípios está a disposição para se conhecer, desfrutar e investir.

ms

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial do Turismo

biodiversidadeEmbora muitos não saibam, em 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo.
A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979, e a cada ano a data aborda um tema diferente, tornando a data capaz de conscientizar a sociedade de certos valores políticos e culturais que tem sérios laços com o turismo.

Esse ano o tema do dia 27 será “Turismo e a diversidade biológica”, e as comemorações serão oficialmente patrocinadas pela China. Esse tema tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da biodiversidade para o turismo e sobre o papel do turismo sustentável na preservação da vida na Terra, mostrando que tanto os operadores como os viajantes tem uma responsabilidade global na preservação de espécies únicas e dos ecossistemas que compõe o nosso planeta.

As principais celebrações serão na província de Guangdong (China). Junto com uma série de eventos culturais organizados pelo governo chinês, a Administração Nacional de Turismo da China será a anfitriã do grupo de estudo do Dia Mundial do Turismo 2010, que abordará o tema deste ano.

Como em alguns dos anos anteriores, a OMT organizou um concurso de fotografia on-line sobre o tema do Dia Mundial do Turismo. O primeiro lugar ganhou uma viagem à China, enquanto os quatro finalistas receberam uma câmara digital.

As melhores fotografias serão exibidas numa exposição fotográfica durante o Dia Mundial do Turismo.

Mais informações: http://www.unwto.org/worldtourismday/

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atrações Turísticas Estranhas

Quem não gosta de viajar para lugares que tenham atrações “diferentes”? Algumas cidades têm pontos turísticos que podemos considerar um tanto quanto estranhos, porém, nos ensinam muito da cultura local. Confira aqui seis atrações turísticas bizarras:

Busque por Pacotes Turísticos


1. Lucy, o Elefante (Margate - Nova Jersey)

Atrações Turísticas Estranhas
Localizado na praia, Lucy, o Elefante, é o único exemplo de arquitetura zoomórfica nos Estados Unidos. Medindo 20 metros, Lucy foi construído em 1881 para uma promoção imobiliária. Ao longo dos anos Lucy vem servindo como casa de veraneio, taberna, hotel e atração turística. Uma recolocação feita em 1970 poupou Lucy de ser demolida. Além disso, a escultura foi restaurada no ano 2000, prometendo ser uma atração turística de Nova Jersey por muitos anos mais.


2. Corn Palace (Mitchell - Dakota do Sul)

Atrações Turísticas Estranhas
A cidade de Mitchell orgulha-se do título que ela mesma se deu de “capital mundial do milho”. E, para justificar tal afirmação, possui um palácio para a “celebração do milho”. O Mitchell Corn Palace, construído originalmente em 1892, é hoje um auditório onde artistas locais criam, ano após ano, torres em estilo russo feitas de milhos e outros cereais produzidos em Dakota do Sul. Depois da colheita anual, é permito aos pombos e esquilos devorarem o palácio até o próximo ano, quando tem início todo o processo novamente.


3. Bunker Anti Nuclear (Troywood - Escócia)

Atrações Turísticas Estranhas
Uma casa à beira de uma estrada na Escócia parece uma atração turística improvável. E seria mesmo, não fosse o Bunker subterrâneo e escondido nela. O cômodo, instalado 40 metros abaixo da superfície, foi preparado para ser o quartel-general da Escócia caso o país sofresse um ataque nuclear durante a Segunda Guerra Mundial. Até um estúdio de televisão BBC foi instalado lá.

O passei pelo Bunker, que tem área equivalente a dois campos de futebol, passa pelos principais cômodos, como salas de controle, seis dormitórios (cada um para 300 pessoas) e até uma capela.


4. Cu Chi Túneis Subterrâneos (Cu Chi - Vietnã)

Atrações Turísticas Estranhas
Se você sempre sonhou em ser um guerrilheiro, esse é o passeio certo. Os Túneis Subterrâneos de Cu Chi, são uma construção que serviu de abrigo para os vietcongues durante a Guerra Do Vietnã (1959-1975). Eles têm seis níveis, um mais estreito que o outro para dificultar a entrada de pessoas de maior porte físico. Porém, caso você seja “grande” e queira visitar o local, não se preocupe, ele sofreu adaptações para turistas.

Os visitantes conhecem salas de reunião e passam por simuladores de armadilhas. O ingresso vip, que custa uma média de 23 reais, dá direito a uma refeição igual a que os guerrilheiros comiam. Quem pagar a parte pode dar tiros de rifle na volta à superfície.


5. Templo Karni Mata (Deshnok - Índia)

Atrações Turísticas Estranhas
Por fora, o templo Karni Mata é lindo, todo trabalhado em mármore branco. Mas, por dentro, você vê nada menos do que 200 mil ratos passeando de um lado para o outro. E ninguém os perturba ou pode perturbá-los, pois eles são considerados sagrados nesse templo hindu. Alguns adoradores chegam a se servir da mesma comida que os Kabas – como eles são chamados. Os turistas devem que tirar os sapatos para entrar no Karni Mata, e torcer para que uma ratazana passar por cima de seus pés – é um sinal de sorte.

Apesar da entrada gratuita, os indianos cobram 20 rúpias (menos de 1 real) para tirar fotos de e 40 rúpias para filmar.


6. Favela Tour (Rio de Janeiro - Brasil)

Atrações Turísticas Estranhas
Nem só de Pão De Açúcar vive o Rio de janeiro. Agora, as operadoras de turismo estão investindo em “passeios à favela da rocinha”. Porém, o publico tem que obedecer a algumas regras: não tirar fotos sem permissão; nunca dar dinheiro a crianças; e só andar em fila indiana. os turistas chegam de jipe e não saem da supervisão dos guias nem por um minuto. Autoridades investigam a denúncia de que uma rápida conversa com traficantes – sabe lá para que, não é? – faria parte do pacote.

Quem quiser pode pagar à parte um passeio de mototaxi. Alugar uma laje para tirar fotos da paisagem também é possível, mas os preços variam muito.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Brasileiro é o mais barrado em aeroportos da Europa

aeroportos da EuropaDados da Frontex - agência europeia de controle de fronteiras - mostram que, no primeiro trimestre de 2010, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos da Europa.

Segundo a agência, 25.400 estrangeiros tiveram entrada rejeitada entre janeiro e março - número menor que o de trimestres anteriores, provavelmente pela crise na zona do euro. Deles, 1.842 eram brasileiros - 6,3% a mais que no final de 2009. O volume só perde para o total de ucranianos barrados, que chega a 5 mil. Estes, porém, não são obrigados a tomar aviões - até andando podem tentar cruzar a fronteira de seu país com a UE.

Para os europeus, os brasileiros barrados não deram garantias de que voltariam ao País e eram suspeitos de tentar entrar de forma irregular. Muitos deportados, no entanto, têm versões diferentes.

Segundo a Frontex, os dados se justificam pela distância entre Brasil e Europa. Se africanos podem tentar entrar por barco e para os cidadãos do leste europeu basta pegar um carro, os brasileiros precisam do avião. Mesmo assim, os vetos a brasileiros superam os de nigerianos, chineses e indianos.

Oficialmente, não é preciso visto para um brasileiro entrar na Europa. Mas, com políticas imigratórias cada vez mais restritas, a UE e seus 27 países vêm endurecendo os controles em fronteiras e aeroportos. No caso dos brasileiros, a instrução dada aos policiais aduaneiros é a de pedir provas de que eles têm dinheiro, hotel para ficar e, principalmente, passagem de volta.

Fonte