quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

10 melhores livros sobre viagem

On the Road – Jack Kerouac
On the Road – Jack Kerouac
Principal livro do autor norte-americano Jack Kerouac. A obra foi referência para uma parcela da juventude estadunidense que estavam descontentes com suas vidas então botavam o pé na estrada. O livro narra a história de dois jovens que atravessam os Estados Unidos escancarando o outro lado do sonho americano. O personagen principal, Sal Paradise, possuem semelhanças propiciam analogias com o próprio autor.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
Arthur Dent, protagonista do livro, é um típico inglês que se vê obrigado a abandonar o Planeta Terra antes de uma explosão terminal. O livro de ficção científica chama atenção pelo seu humor afiado. O autor a todo o momento faz referências críticas à sociedade ironizando a burocracia e a política, bem como outros costumes que são aceitos automaticamente por todos, sem que haja uma reflexão a respeito.

O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
O livro O Senhor dos Anéis conta uma história fantasiosa que ocorre num mundo imaginário inspirada na Idade Média. A Terra Média, palco da narrativa, é habitada por seres humanos, mas também por outros povos humanóides como Elfos, Anões e Orcs. Frodo Bolseiro, o protagonista da raça Hobbit, inicia uma expedição para evitar que o “Anel do Poder” possa ser usado para o mal.

Um adivinho me disse – Tiziano Terzani
Um adivinho me disse – Tiziano Terzani
No livro o jornalista italiano relata suas viagens pelo oriente em que explora o lado espiritual e místico das regiões que percorre. Tiziano inicia sua peregrinação inspirado por um presságio de um adivinho que alertou o autor sobre o perigo de uma morte em queda de avião. O jornalista viaja por terra ou mar observando aquela cultura que atravessa um momento de crise de identidade perante às influências ocidentais.

O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O pequeno e solitário viajante do universo encontra os mais variados tipos de pessoas. O príncipe busca compreender o comportamento de cada um. A simplicidade dos pensamentos expostos no livro cria uma reflexão sobre os costumes da vida adulta. O Pequeno Príncipe é um dos livros mais traduzidos de toda a literatura mundial.

Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson
Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson
Narra as desventuras de dois personagens alucinados pelo uso constante de drogas. O jornalista Raoul Duke - um dos pseudônimos de Thompson, na companhia de seu advogado Dr. Gonzo, atravessa o deserto com a missão de cobrir em Las Vegas uma corrida de motos. O livro traça um perfil de dois Estados Unidos, um careta e conservador e outro “doidão”, pronto para viver experiências sem limites.

A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
Trata-se de um romance com inesgotáveis temas existenciais que constituem uma viagem ao interior das personagens instigando o leitor a refletir em busca do auto-conhecimento. A história tem como pano de fundo a invasão russa à Tchecoslováquia.

Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes
Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes
No período em que os ficcionais romances de cavalaria eram extremamente populares, Miguel de Cervantes criou uma paródia ao estilo ao publicar as aventuras de Dom Quixote. O protagonista, após ler romances de cavalaria confunde realidade com ficção e acredita que as narrativas têm valor histórico. Quixote decide então tornar-se um cavaleiro andante e na companhia de seu parceiro, Sancho Pança, inicia suas incursões pelas terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha.

A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
Na obra do escritor francês, o protagonista Phileas Fogg, um rico e um tanto quanto solitário “gentleman” britânico se vê influenciado a iniciar uma viagem pelo mundo após discussão travada com seus amigos que duvidaram que tal feito seria possível no transcorrer de apenas 80 dias.

Budapeste – Chico Buarque
Budapeste – Chico Buarque
Na ficção criada pelo autor, o protagonista José Costa se vê perdido na Hungria, onde se relaciona com Kriska que lhe ensina o húngaro. Costa é um ghost-writer, escritor anônimo que escreve para ser publicado por outros, que tem fascínio ao ver seus livros bem cotados no mercado literário. A narrativa aborta as inquietudes do ego deste escritor, bem como os impasses de seus relacionamentos com Kriska e com sua esposa Vanda, que mora no Rio de Janeiro.

10 comentários:

  1. PUTS "O Guia Dos Mochileiros Das Galáxias" é muuuito bom! haha highly recomended.. haha

    Senhor dos Anéis eu estou para ler... bom post..

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida o Senhor dos anéis é o melhor, apesar de não ter lido os outros! uhauah

    ResponderExcluir
  3. ultimamente ja q recentemement ganhei a maioridade penso em fazer uma viajem sozinho,acho q todo mundo deveria fazer
    agradeço aindicação dos livros apesar de ja ter lido 3 do q vc recomenda

    ResponderExcluir
  4. gostoh muito de ler, mas o unico dos livros k tens aki k eu ja li foi o ''O pequeno Príncipe''!
    vlw pela indikaxao!


    gostei do blog! bjs =D

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog!
    Já me indicaram o livro do "adivinho"... Agora vou ler!
    Parabéns pelo blog!
    Abração!
    JR

    ResponderExcluir
  6. On the road eu li e gostei muito ... é uma baita viagem mas é criativo

    ResponderExcluir
  7. sEM DÚVIDA UMA LISTA INTERESSANTE E QUE COBRE AS MELHORES LEITURAS NOS DIAS DE HOJE DISPONIBILIZADAS PELO MERCADO EDITORIAL!

    ResponderExcluir
  8. On The Road é demais, um outro livro do Kerouac que tbm trata de viagens é o Vagabundos Iluminados, que é tão bom quanto o On The Road.

    To lendo agora O Guia Dos Mochileiros das Galaxias, e realmente é uma viagem, não só espacial quanto alucinada,né...Mas é mto bom, to adorando.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei as indicações gurias, alguns já li... o outros vão para lista do quero ler URGENTE ;)

    ResponderExcluir