terça-feira, 13 de julho de 2010

Como Fazer sua Mala de Viagem

Como fazer sua Mala de ViagemDepois da escolha do destino, o item fundamental da viagem é a mala. Algumas pessoas odeiam organizá-las, por não saberem o que levar, quanto levar e como dispor tudo dentro da mala. E é pensando nessas pessoas que o blog dará algumas dicas para evitar o sofrimento:


Planejamento

- Faça uma lista das peças que pretende levar, para não esquecer nada. Se possível, tire uma foto do conteúdo da mala depois de arrumada, para facilitar na hora de arrumá-la na volta, em reclamações por extravio ou mesmo para arrumar as malas das próximas viagens.

- Verifique qual será o clima do local na época em que irá visitá-lo e leve apenas as peças utilizadas para este clima, mais umas duas para um clima diferente.

- Se for uma viagem curta, de até uma semana, leve roupas para a duração da viagem + 2 dias. Nas viagens de mais de uma semana, vale mais a pena levar algumas roupas pra uma lavanderia que encontrar por lá ou mesmo lavá-las no banheiro do hotel – procure em algum supermercado um detergente líquido específico para roupas, e leve consigo um cordão resistente e alguns prendedores, para improvisar um varal no quarto do hotel, ou mesmo deixar as roupas secando penduradas do box do banheiro.

- Procure sempre escolher roupas, calçados e acessórios que podem ser todos combinados uns com os outros, e algumas peças que podem ser usadas tanto para o dia quando para a noite. O recomendável são peças sem muitas estampas.


Arrumando a Mala

- Comece pelas calças jeans, que devem ser colocadas no fundo, desdobradas, com as pernas para fora da mala -quando terminar, você colocará as pernas das calças por cima das outras roupas, evitando muitas marcas de dobra.

- Em seguida coloque os calçados nos cantos da mala e as meias dentro dos sapatos, para aproveitar espaço e evitar que os sapatos amassem. Se couber, coloque outras peças pequenas, como acessórios, dentro de pequenos sacos plásticos e dentro dos sapatos também. Cada par de sapatos deve por sua vez ser colocado em um saco plástico ou de flanela para não sujar as outras roupas, nem ser arranhado por fivelas e botões. Quanto à quantidade de calçados, o ideal é um sapato social e um tênis. Uma sandália caso vá para lugares com praia (lembrando sempre que você já irá com algum destes calçados no pé, logo, não precisará colocar outro na mala).

- Agora as peças mais pesadas e volumosas, como jaquetas. Minimize o número de dobras e prefira peças de tecidos que não ficam amarrotados.

- Preencha os cantos da mala com roupas e acessórios menores, como peças íntimas, cintos, luvas, cachecóis, lenços e gravatas. Enrole algumas camisetas mais informais, para evitar dobras, e coloque nos espaços que sobrarem.- Agora é a vez das roupas que amassam, como camisas. Abotoe todos os botões e dobre o mínimo possível, podendo até fazer a dobra ao redor de algum outro item macio, como uma das camisetas que enrolou.

- Caso precise levar um paletó, vire-o do avesso, dobre-o em 4 e coloque por último, por cima de tudo.

arrumando a mala de viagem


Bagagem de Mão

- Prefira uma mochila pequena e resistente, com vários compartimentos.

- Em vôos domésticos a bagagem de mão pode ter no máximo 5kg e dimensões de até 115 cm. Deve caber embaixo do assento ou nos compartimentos acima das poltronas, não podem incomodar os demais passageiros e nem ameaçar a segurança do vôo.


Alguns Cuidados

- Identifique sua mala de forma clara e evidente, por dentro e por fora, com seu telefone, pessoa de contato em casa, nome do hotel em que vai se hospedar e período.

- Coloque um item de cor vibrante, como uma fita ou chaveiro resistentes, amarrado nas alças, de modo a diferenciar sua mala das dezenas de malas iguais a sua que possam existir no aeroporto.

4 comentários:

  1. Amei! Obrigado pelas dicas! Estou indo para o EUA ficar um ano, mês que vem (fazer intercambio) e estava meio preocupado se iria arrumar a mala adequadamente

    ResponderExcluir
  2. adorei.. agora vou arrumar minhas malas

    ResponderExcluir
  3. Elisângela Guazzi

    Amei de paixão!!! vou fazer um Cruzeiro Marítimo e agora vou saber arrumar a minha mala direitinho...
    Muito obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  4. Quantas dicas interessantes.Parabéns!!!
    De tanto viajar e preparar malas, montei um vídeo de como montar uma mala compacta e leve. O link http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI
    Pode ajudar seus leitores!!!

    ResponderExcluir