terça-feira, 20 de julho de 2010

Medo de avião - como lidar?

A Ptesiofobia é o termo científico para designar o medo de viajar de avião. Esse é um mal muito comum e muitas vezes surge dias ou semanas antes da viagem, provocando mal-estar, insônia, náusea e diarreia. Muitas pessoas confessam sentir pânico e vontade de chorar - algumas não conseguem sequer se mexer ou falar. Outras chegam ao ponto de cancelar as reservas ou vão até o aeroporto mas voltam para casa sem embarcar.

Esse sentimento de pavor está relacionado a causas que só um psicólogo pode descobrir e resolver. Porém, para aquelas pessoas que apenas sentem receio na hora de voar, ou que vão viajar de avião pela primeira vez e estão com medo, aqui vão algumas dicas importantes para superar isso e não fazer de um pequeno receio um enorme problema:


Visite o aeroporto antes. Conheça o lugar onde sua viagem irá iniciar. Saiba que em que tipo de avião vai viajar e observe-o decolar e pousar. Conheça as diferentes marcas e tamanhos de aviões e faça sua viagem naquele em que se sentir mais seguro.

Chegue ao aeroporto cedo. Conte com uma hora no mínimo para fazer o check-in e passar o controle da segurança. Evite a ansiedade.

Viaje acompanhado. Prefira sempre viajar com alguém que entenda o seu medo e saberá te confortar caso você tenha alguma "crise".

Escolha um lugar o mais na frente possível do avião. É mais sossegado e balança menos.

Não tome bebidas alcoólicas. O efeito do álcool em vôos é potencializado, aumentando a chance de ficar embriagado ou ter enjôo

Prefira alimentos leves, como sopas e saladas. Pratos gordurosos e pesados dificultam a digestão e aumentam o desconforto natural do viajante

Respire devagar e corretamente. Ajuda a relaxar o corpo e acalma a mente. Para ficar mais tranqüilo, vale rezar, falar mantra ou tentar se distrair

Evite ingerir alimentos e bebidas com cafeína. Eles prejudicam o sono e aumentam a sensação de preocupação

Procure uma distração: ler um livro, fazer palavras cruzadas, ouvir música, assistir a um filme ou simplesmente conversar com o passageiro ao lado

Jamais tome medicamentos por conta própria. Caso não consiga controlar o medo, consulte um especialista

Use roupas leves. Ficar confortável no avião ajuda a aliviar a tensão e o medo, se gostar, viaje com meias para ficar descalço no avião.

Não deixe que os seus receios aumentem devido à turbulência do ar. Um voo turbulento é como guiar um carro numa estrada esburacada - desde que o cinto esteja apertado, a turbulência não tem a mínima importância. Se, devido ao seu nervosismo, você começar a tremer, agite-se, aumentando o ritmo do tremor: isso fará com que você se controle e volte ao estado normal. Depois de controlado, vai deixar de tremer gradualmente.

Familiarize-se com as técnicas de voo. Informe-se o melhor possível sobre o trabalho dos controladores aéreos. Entender as técnicas de voo e o que um controlador deve fazer te dará uma sensação de segurança.

Um comentário:

  1. É incrível como tantas pessoas temem viajar de avião. Pensei que fosse coisa só de quem é marinheiro de primeira viagem, mas me enganei.
    As dicas são muito boas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir