terça-feira, 31 de agosto de 2010

7 paisagens de tirar o fôlego

Há muitas coisas que podem deixar alguém sem fôlego. Às vezes, a mera visão de uma paisagem inspiradora pode nos tirar o ar. Veja nossa lista de paisagens estonteantes ao redor do mundo:


7º: Topo do Empire State Building

A extensão da selva urbana da cidade de Nova York é algo que deixou, ao longo dos anos, muitos turistas confusos e talvez um pouco intimidados. A ação está no nível das ruas, mas se você realmente quiser absorver tudo e ficar sem fôlego, não há maneira melhor do que fazer uma longa viagem de elevador até o deck de observação do Empire State Building.

torre eiffel
Desde a queda das torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, o Empire State reconquistou o status de mais alto edifício de Nova York. Esse ponto de referência histórico americano tem mais de 800 metros de altura,com um deck de observação localizado 320 metros acima das ruas da cidade, no 86º andar. A vista do deck já tirou o fôlego de mais de 10 milhões de visitantes desde a abertura do edifício, em 1931.

O deck oferece uma visão panorâmica em 360 graus dos 230 prédios que têm, pelo menos, 30 andares de altura, incluindo uma vista sem paralelos da agulha da torre cromada do lendário Chrysler Building.


6º: Topo da Torre Eiffel

O que o Empire State Building oferece aos turistas em Nova York, a Torre Eiffel o faz em Paris. E apesar de a Cidade Luz não ter o tipo de arranha-céu de cair o queixo que Gotham tem, ela ainda é uma visão de tirar o fôlego quando você pega o elevador e sobe até o deck de observação da torre. Com 320 metros, a torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás do Viaduto Millau, e foi a mais alta do mundo até que o Empire State Building fosse concluído.

empire state
Embora haja 1.671 degraus até o topo da torre, os visitantes podem apenas subir pela escada até o primeiro e o segundo patamares, que ficam a 57 metros e 115 metros, respectivamente. Para ir até o topo e dar uma olhada na vista impressionante, é preciso pegar um dos dois elevadores que fazem a viagem a cada oito minutos (cerca de 100 por dia). Para uma melhor vista da cidade, suba para o topo da torre uma hora antes do pôr-do-sol e aproveite a "hora mágica" antes que o mar de luzes amarelas ganhe vida enquanto a noite cai.


5º: Borda do Grand Canyon

Estrela do programa do serviço de parques nacionais dos EUA, o Grand Canyon recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano. Ficar parado e de queixo caído na borda do canyon é algo que só pode ser totalmente compreendido se você o fizer. Não há palavras para descrever nem fotografia que consiga capturar integralmente o tamanho e a magnitude dessa maravilha do mundo natural. Ela é, de fato, de tirar o fôlego e é algo que deve ser experimentado pessoalmente.

aurora boeral
O canyon tem incríveis 445,7 km de extensão e 29 km de largura em seu ponto mais largo, e nós podemos agradecer ao rio Colorado por formá-lo durante um período de 3 milhões a 6 milhões de anos [fonte: Explorethecanyon.com]. Para um passeio mais solitário, tente se aventurar pela borda norte (North Rim). Essa parte do canyon não é menos impressionante e recebe 10% menos visitantes que a altamente frequentada borda sul (South Rim).


4º: Topo de Machu Picchu

As ruínas incas de Machu Picchu têm sido objeto de pesquisa e especulação desde sua descoberta, em 1911. Embora os peruanos já conhecessem essa "Cidade Perdida dos Incas" sobre o vale Urubama, as ruínas não foram escavadas e examinadas pelos historiadores até que Hiram Bingham o fizesse. Desde então, as ruínas de pedra em camadas têm estado no radar de historiadores, arqueólogos, antropólogos e turistas. Ninguém tem 100% de certeza sobre o motivo que levou os incas a construírem essa maravilha arquitetônica, mas algumas teorias incluem o uso como destino para peregrinos religiosos, como refúgio para governadores incas ou como observatório astronômico.

galapagos
Qualquer que seja o propósito, ver as ruínas que são invisíveis para quem está lá embaixo é uma das coisas realmente mais impressionantes do mundo. As três arenas construídas nos anos 1400 (agrícola, urbana e religiosa) foram feitas para se mesclar com o ambiente natural ao seu redor. A combinação de história, mistério e beleza natural de Machu Picchu a transformaram em uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.


3º: Parque Nacional Glacier (EUA)

Embora Yellowstone, Grand Canyon e Yosemite obtenham mais atenção que qualquer outro parque nacional americano, o Parque Naciona Glacier, em Montana, leva a fama de mais impressionante. Não há carência de paisagens incríveis ao longo dos 1.174 km de trilhas na área. O parque é conhecido por seus picos montanhosos altos, lagos alpinos isolados, vida selvagem abundante e, claro, as geleiras.

glacier parque nacional

Na realidade, seu nome foi tirado das enormes geleiras que ajudaram a esculpir, há 10 mil anos, as formações rochosas que são a assinatura do parque. Em 1859, o parque tinha 150 geleiras, mas infelizmente restam apenas 26, devido aos efeitos da mudança climática nesse tesouro de alta altitude.
Se você for visitar o parque, leve em conta o período de neve. Para caminhar nas trilhas de baixas elevações, é preciso esperar até o meio de junho. Se quiser se aventurar em montes mais elevados, terá de aguardar até o final de julho.


2º: O mundo subaquático de Galápagos

O naturalista Charles Darwin pode não ter sabido no que ele estava se metendo quando explorou, pela primeira vez, as ilhas Galápagos como parte de uma jornada de cinco anos para mapear a área para a Marinha Real. Ele e seu grupo descobriram centenas de novas espécies e coletaram milhares de amostras de plantas e animais que vivem lá. Quase 200 anos depois, a beleza da vida que vive acima e abaixo do mar no arquipélago é de fazer cair o queixo, como sempre.

machu pichu

Apesar do negócio de turismo inevitável que vem crescendo ano a ano, as ilhas são fortemente protegidas, e mergulhadores ainda podem topar com criaturas marinhas que ainda não aprenderam a temer os humanos. Há mais de 300 espécies de peixes, 650 de conchas e moluscos, 120 de caranguejos e 200 de estrelas do mar. Junte a isso as tartarugas marinhas gigantes, as iguanas marinhas, os pinguins, as lontras, os golfinhos e os tubarões, e fica claro porque mergulhar nas águas protegidas de Galápagos está na lista dos mais entusiasmados mergulhadores autônomos.


1º: Aurora boreal

Uma aurora é um brilho resplandescente que ocorre no céu noturno quando partículas elétricas entram na atmosfera terrestre pela magnetosfera. Em outras palavras, é o resultado da interação das partículas de alta carga dos ventos solares com o campo magnético da Terra. Quando essas partículas entram na atmosfera, elas colidem com átomos e moléculas, que pegam um pouco da energia e a armazenam, criando o que é conhecido como um átomo excitado. A única maneira de acalmar esse átomo é ele se livrar da energia, o que ele faz ao liberar os fótons, ou luz. É isso o que cria o brilho que vemos daqui na Terra.

grand canyon
Existem todos os tipos de aurora, mas os mais conhecidos são as auroras boreais, ou luzes do norte. Elas são luzes multicoloridas na região polar do Hemisfério Norte. Cortinas de brilho verde, branco e vermelho cobrem o céu escuro e límpido dao Pólo Norte cerca de 1.500 vezes por ano, durante o que é chamado de subtormenta. É quando o sol libera onda de plasma quente como energia dentro da magnetosfera. Esse gás se quebra e penetra na atmosfera terrestre, e os humanos curiosos se maravilham com o resultado de tirar o fôlego.

Sua melhor chance de ver as luzes da aurora boreal é viajando para países do norte, como Canadá, Alasca ou Escandinávia, durante os meses de inverno e mantendo os olhos voltados para o céu.

Um comentário:

  1. Nosso Twitter http://www.twitter.com/encontrecaparao é responsável pela divulgação da Região do Caparaó Capixaba, localizada no Estado do Espírito Santo, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

    Formada por 11 municípois, o Caparaó Capixaba, possui muitas belezas naturais, dentre elas: Serra do Caparaó, Pico da Bandeira e Cachoeira da Fumaça, promove um circuito de eventos e muitas festividades.

    Venha conhecer umas das mais atraentes regiões do Brasil!

    Esperamos você em nosso Twitter!

    Abs!

    ResponderExcluir