terça-feira, 10 de agosto de 2010

Capitais da Moda - Parte I

A Global Language Monitor, grupo americano sem fins lucrativos que rastreia a frequência de palavras e frases na mídia, divulgou recentemente as mais novas “Capitais da Moda”. E, depois de postarmos as Capitais da Música, achamos que as cidades mais importantes para a moda hoje em dia também merecem serem visitadas:


1. Milão

Segunda maior cidade da Itália, perdendo para Roma, Milão tem em seu centro um conjunto de quatro ruas que formam o "quadrilatero della moda": via Manzoni, via della Spiga, corso Venezia e a via Montenapoleone, que ditam as tendências fashion no mundo todo. E é esse quadrilátero que defende o título de capital da moda para Milão.

Bolsas, sapatos, vestidos, camisas, ternos, meias, gravatas, joias, acessórios... Tudo com muito luxo e o requinte das maiores e das mais reconhecidas e admiradas grifes mundiais. As calçadas e fachadas abusam do mármore, sempre refinado e bem trabalhado e as vitrines são enormes.
Quem vai para curtir a moda milanesa também está próximo de muitas atrações. Bem perto dali estão o Museu Poldi Pezzoli e o Museu Bagatti Valsecchi. Próximo à via Montenapoleone, você encontra os Giardini Publici, ou Jardins Públicos, grandes e de paisagens naturais.

E, aproveitando que você está em Milão, não pode deixar de visitar o teatro e casa de ópera mais famoso do mundo, o La Scala de Milão, e também a Duomo, terceira maior catedral da Europa, célebre construção gótica com centenas de estátuas.

milan
milão
milão


2. Nova York

Nova York tem muito a oferecer a quem gosta de moda. A primeira e obrigatória para é a Quinta Avenida: Louis Vuitton, Escada, Henri Bendel, Saks, Gap, Banana Republic, Kenneth Cole, H&M e Mexx.

Depois de passar pela Quinta Avenida, outra parada obrigatória é a “Fashion Avenue” ou Sétima Avenida, o domicílio dos escritórios de vários designers famosos, que liquidam as coleções passadas nas chamadas “Sample Sale”, ou seja – ótima oportunidade para comprar as melhores peças com 60% de desconto só para começar! Geralmente se descobre que uma liquidação dessas abriu pegando folhetos no Garment District.

Designers mais modernos e badalados, como Stella McCartney e o brasileiro Carlos Miele, da M.Officer, têm suas lojas na Rua 14, no MeatPacking District. Se você gostou do que viu nas revistas e vitrines das lojas mais chiques, mas estava além do que queria gastar, visite a Century21, melhor loja de descontos da cidade. Para sapatos, visite a DSW, na Union Square.

Se o seu interesse em moda vai além das compras, visite o Fashion Institute of Technology, berço de grandes designers, e o Bryant Park, onde é realizada a New York Fashion Week.

new york
cidade nova york
fotos nova york

3. Paris

Paris é e provavelmente será considerada uma Capital da Moda para sempre. Dita tendências ao mundo inteiro e é lar dos mestres da alta-costura. Cada estilista que lá tem o privilégio de exibir suas criações é esperado ansiosamente por adoradores da moda a cada nova estação. Falar da “Cidade luz” é falar também é falar de grandes criadores, cujos nomes não saem da nossa boca até hoje: Chanel, Dior, Saint Laurent, Pierre Cardin.

Um endereço imperdível é a Praça Vendôme, uma das mais chiques de Paris, com joalherias de designers famosos. As vitrines seduzem todo tipo de bolso. As maisons dos grandes nomes da moda se concentram na Faubourg Saint-Honoré, uma rua paralela à Avenue Champs-Élysées.

Para quem quer gastar menos, dezenas de lojas de ponta de estoque também podem ser encontradas em ruas como a Saint Placide. A Galeria Lafayette, a maior loja de departamentos da cidade, tem no primeiro andar um serviço gratuito de consultoria de moda. Lojas alternativas e descoladas se concentram no bairro hype Saint Germain.

fotos paris
fotos de paris
paris frança

4. Roma

Eterna concorrente de Milão, Roma teve sua época de ouro nos anos 1950, com as divas cinematográficas. O ateliê de Simonetta e Emilio Schubert vestia Sophia Loren. Fernanda Gattinoni abriu seu ateliê ainda em 1945. Depois, Audrey Hepburn e Ingrid Bergman se tornaram suas melhores clientes. Hoje a casa mantém um museu com seus modelos. Visita obrigatória para quem se interessa por moda.

O charme da cidade é que muitas alfaiatarias, ateliês de gravatas e de sapatos feitos à mão ainda existem e produzem. A camisaria Bricetti, por exemplo, uma das sartorias mais antigas de Roma, produz camisas artesanais desde 1889. A Caleffi, desde 1811.

Além de alfaiatarias e ateliês de sapatos feitos à mão, os ícones do mundo da moda também têm endereço, e encontram-se nos pontos mais exclusivos de Roma. Para começar, a escadaria Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna é, literalmente, uma passarela. A Via Condotti, que parte da Piazza di Spagna, é considerada uma das ruas mais elegantes do mundo, com vitrines como Gucci, Valentino, Armani, Battistoni, Prada e Trussardi.

Para quem quer gastar pouco, o Porta Portese é a pedida. Um dos mercados mais famosos de Roma, onde se misturam vestuário, antiquariado e produtos alimentícios. Durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra, a população pobre levava ali seus objetos para vender ou trocar por comida e remédio. O local se transformou em mercado de pulgas, e hoje é o endereço mais famoso da cidade para compras a baixo preço.

roma italia
as roma
roma

5. Londres

Uma das grandes capitais da moda no mundo, a cidade é um paraíso para quem gosta de sair às compras. Para montar o seu roteiro, comece pela Oxford Street. É ali que estão os grandes magazines e redes de fast fashion, da famosa Selfridges até e ultrapopular Primark.

Para quem quer marcas de luxo e não tem medo de gastar, a Bond Street é o lugar. A rua é considerada uma das áreas mais exclusivas da cidade. Reune lojas da Donna Karan, Prada, Louis Vuitton, Chanel, Nicole Farhi, Armani, Jimmy Choo, Ralph Lauren, Mulberry, Burberry, D&G, Miu Mil e Alexander McQueen. Se o seu negócio são as joias, tem a Cartier, a Tiffany e a Asprey também.

Para os mais alternativos, a pedida é a feira Camden Market, com suas barraquinhas repletas de roupas e acessórios para todos os gostos. Em Camden Lock Market dá até pra se perder no meio dos corredores de lojinhas, que ficam mais ou menos dividas por gostos e estilos. Além disso, ali você encontra muitos brechós, peças vintage, objetos artesanais, discos de vinil. A Brick Lane também é uma opção.

inglaterra londres
londres fotos
londres

2 comentários:

  1. ja fui na galeria lafayette \o e na boa paris è mto mais fashion duq nova york amigo

    www.diariodashaddix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já tive a oportunidade(e felicidade) de conhecer a tão romântica e encantadora cidade luz e tb a agitada e charmosa Londres. Amei!
    Mas o Brasil sempreee tá no coração como o preferido! :)

    Conheçam meu site: www.camillacabral.com


    beijos

    ResponderExcluir