terça-feira, 5 de outubro de 2010

Socorro: atividades para todos os gostos

cidade de socorro
A apenas 130 km de São Paulo, a cidade de Socorro reúne inúmeros atrativos turísticos. Localizada na encosta da Serra da Mantiqueira e bem próxima ao Estado de Minas Gerais, a cidade mantém casarões com arquitetura dos séculos XIX e XX integrados a uma exuberante natureza, que possibilita o ecoturismo e a prática de esportes de aventura.

cidade socorro natureza
Com cerca de 35 mil habitantes e quase 200 anos de história, Socorro foi colonizada por italianos e portugueses que cultivaram durante décadas o café. Fundada oficialmente em 9 de agosto de 1829, a cidade recebeu esse nome em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

cidade socorro natureza
No início dos anos 90, o turismo passou a ser explorado de forma mais aprofundada devido a exuberante natureza de Socorro. A cidade, que hoje recebe cerca de 500 mil turistas por ano, oferece oito opções de turismo e 22 atividades de aventura, sendo 10 delas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fazendo de Socorro um famoso pólo de Turismo no Estado de São Paulo.


Aventura

Para os amantes da natureza, Socorro possui uma área de 450km², com rios, cachoeiras, montanhas, vales, matas, trilhas, grutas e parques preservados que possibilitam ao visitante realizar caminhadas e respirar ar puro renovando suas energias.

cidade socorro rafting
Através do Projeto Socorro Acessível, o Programa Aventura Segura, as adaptações em passeios e locais públicos e aos projetos em parceria com o Ministério do Turismo envolvendo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo) e Sebrae a cidade vai se tornando um destino a ser seguido por ser considerada pioneira no ramo e por contar com profissionais altamente capacitados em todos os segmentos para atender aos turistas.

cidade socorro tirolesa
Dentre suas atividades de aventura pode-se destacar:

Atividades na água: Rafting, Canoagem, Bóia Cross, Acqua Ride, Water Trekking;

Atividades na terra: Tirolesa, Arvorismo, Rapel, Escalada, Fora-de-Estrada, Cicloturismo, Cavalgada, Caminhada de Curta Duração, Espeleoturismo, Cachoeirismo, etc.

Atividades no ar: Parapente e Asa Delta;


Compras

Socorro é muito famosa também por seu setor de malharias. Foi recentemente construído o Moda Loja de Fábrica que, junto da Feira Permanente de Malhas, somam mais de 100 lojas que oferecem artigos em malhas e confecções a preços irresistíveis. Os estabelecimentos localizados no centro da cidade melhoraram seus empreendimentos e novas lojas foram abertas.

socorro feira de malhas

Cultura e Festival

Em Socorro também é realizada uma valorização da arquitetura local, através da preservação de 27 casarões antigos, todos com placas de identificação informando a arquitetura utilizada, a família que morava em cada um deles e a data da construção. O turista tem a opção também de conhecer estreitas trilhas de terra que desvendam, na sua simplicidade, um pouco dos costumes locais. Pequenas casas e igrejas construídas pela própria comunidade são destaques em meio à bela paisagem rural.


A cidade promove durante o mês de férias de inverno o Festival Cultural de Socorro, com atividades que vão do teatro a fotografia. O objetivo do evento é valorizar ainda mais a cultura regional, com atrações para todos os gostos, muitas acontecendo simultaneamente em palcos paralelos. O Festival envolve atividades como dança, teatro, literatura, cinema, gastronomia, folclore, turismo, música, artes plásticas e fotografia.


Além desse festival, acontece, no segundo semestre do ano, o FATU – Festival Nacional de Filmes de Aventura. No cinema da cidade, diretores profissionais e amadores apresentam longas e curtas metragens sobre turismo de aventura.


Trilhas Ecológicas

Passeios por trilhas ecológicas são obrigatórios, assim como divertidos e tranquilos banhos de cachoeira. O contato com os animais, com a flora e a fauna da cidade é uma verdadeira fonte de conhecimento. Os que passarem por Socorro no mês de agosto podem conferir os impressionantes corredores que se formam durante a florada do Ipê Amarelo, um símbolo da cidade. A beleza da flor encanta a todos e marca qualquer viagem.



Sites: www.socorro.sp.gov.br / www.socorro.tur.br

Um comentário: